
Êxito Profissional
por 3DJuegos
Bombeiro, estilista, arquiteto, escultor… The Sims procura novos desafios para o êxito profissional! The Sims 3 chega a sua segunda expansão com Ambições, uma oportunidade de ampliar as carreiras profissionais de nossos simpáticos companheiros virtuais. Novas profissões e uma maior profundidade nos trabalhos de todos, para chamar atenção em uma faceta nunca antes suficientemente tratada nas expansões anteriores: A do mundo do trabalho.
The Sims 3 já está há quase um ano no mercado, e, embora em alguns aspectos desta terceira expansão foram menores das de seu antecessor, a verdade é que devemos reconhecer o último jogo da Maxis e brilho para o seu sucesso em lidar com questões ignoradas pelo The Sims 2. A liberdade de unificar casas e bairros e um maior foco em apenas dois postos de trabalho que foram negligenciados no passado e, com habilidade e consistência se tornou imprescindível na nova expansão.
Com Ambições temos, precisamente, maior profundidade no aspecto dos empregos, uma parte do jogo na qual nossos personagens dedicam boa parte do dia. Bombeiros, detetives privados, arquitetos, caça-fantasmas… Não só novas profissões chegam com a expansão, mas também uma forma de entender os empregos que temos pleno controle com nossos personagens.
Ambiciosos por Natureza
As expansões de The Sims e do The Sims 2 foram extraordinários exemplos de como desenvolver e cultivar a terra para um jogo jogável duradouro e devastador da natureza. No entanto, com a terceira expansão em série, vemos que ainda podemos aprofundar as propostas do jogo sempre inovador e revolucionário, com especial atenção para as verdadeiras preocupações e aspirações dos jogadores que vêm com eles. Só assim podemos compreender a existência de empreendedores, um universo em si, capaz de capturar-nos com horas de diversão graças à vida profissional dos nossos avatares.
“A jogabilidade da carreira é algo que queríamos fazer há muito tempo, y era algo também que nossos usuários reclamavam constantemente”, declarou Grant Rodiek faz uns meses ao portal norte americano Gamespot. “Nos emociona especialmente o feito de que as carreiras tratadas profundamente é algo que aporta coisas diferentes a todos os jogadores”.
E é em Ambições que controlaremos nossos Sims e seu trabalho pela primeira vez, no lugar de simplesmente mandar-los trabalhar todos os dias, sem saber nada de suas vidas até a hora de seu término. Aqui poderemos levar a unidade familiar que controlamos uma vida profissional em carreiras como a de bombeiro, detetive privado, arquiteto, Caça-fantasmas, estilista ou doutor, tendo plena capacidade de manejo sobre estas, e vendo como nossas opções e decisões se traduzem em êxitos e fracassos profissionais.
Fãs que jogaram a expansão aberto para negócios do The Sims 2 vão se lembrar com carinho, e houve uma tentativa de lado profissional destes simpáticos personagens, mas desta vez o tom é completamente diferente, com uma jornada muito mais pessoal, e menos focada nos “business”.
Os bombeiros, por exemplo, deverão estabelecer relações com os que o rodeiam, ocupando-se com a manutenção da equipe. Tudo estará calmo até que o alarme de incêndios soe, e nesse momento a atividade será salvar os civis, apaziguar as chamas e se tornar um herói. O que vamos enfrentar? Desde pequenos incêndios numa cozinha, até enormes incêndios que podem afetar várias casas ou terremotos.
Os estilistas têm um trabalho mais sossegado. Seremos requeridos pelo resto dos Sims para dar-lhes conselhos de moda e ajudar-lhes com a roupa, a maquiagem… Poderemos tomar parte de todo esse trabalho com o controle total e “fazer que nossos vizinhos tenham um aspecto maravilhoso o terrível”, segundo palavras de seus responsáveis. “A habilidade de dar-lhe uma ‘lavada de cara’ a todos os habitantes é fantástica, E de alto retorno econômico”.
Como último exemplo os Detetives Privados resolverão diferentes casos subornando outros Sims, interrogando-lhes ou inclusive dado-lhes uma surra. Na peleja desta profissão deveremos ir às casas para buscar pistas, chegando inclusive roubar alguns objetos em função de nossa ética – o ausência dela -. Todo ele com um notório sentido de humor, marca da “casa”, para resolver as situações.
Há mais profissões em Ambições, logicamente, entre elas chamam atenção também as de Arquiteto, escultor, tatuador, entre outras. Todo nesta segunda expansão estará fortemente marcado pela via criativa ou social e de habilidade entre outras mas, como Volta ao Mundo acrescentou, com especial ênfase na diversão e entretenimento mais leve possível.
Comentar