Avanço do SimCity – Urbanismo sem limites

Nós, um computador com SimCity e seis horas à frente: esse foi o desafio proposto  pela Electronic Arts outro dia. No meu caso, não foi a primeira vez que vi o jogo funcionando, mas foi a primeira vez que joguei, por isso a emoção é compreensível; para nos guiarmos, para que brevemente estivessemos jogando sem rodinhas, esteve presente Jason Haber, produtor da Maxis em Emeryville e grande fã de SimCity, com uma ilusão de que é difícil encontrar alguém que não gosta de seu trabalho deu-nos as chaves para começar a construir a nossa cidade.

O jogo está na última fase de desenvolvimento, quase pronto para chegar às lojas em março. A equipe se esforça para corrigir todos os bugs e ajustar tudo o que encontra-se irregular. “Agora é o momento em que você tem que encontrar todos os bugs e corrigi-los. Temos uma grande equipe de controle de qualidade que está jogando o tempo todo procurando bugsd e nos ajudando a corrigi-los”, diz Haber.

No entanto, a versão que eu joguei era praticamente a final. O jogo parece maravilhoso e é jogado com fluidez incrível, dá a sensação de que Maxis queria levar diversão a tarefas básicas e cuja complexidade somente servia como um obstáculo ao um jogador, como uma distração para os passos realmente importantes. Construção, por exemplo, é mais fácil do que nunca: criar residenciais, comerciais e industriais é muito ágil, e foi simplificado e melhorado a colocação de edifícios importantes.

Perguntei a Haber quanto disso vem da sua carreira anterior, a qual ele estava muito envolvido no desenvolvimento de Spore, o último projeto grande da Maxis. “Creio que a maior influência que Spore teve em SimCity tem a ver com a questão dos edifícios, o fato de que é muito simples de construir. Temos levado isso ao SimCity, já não há necessidade de colocar muitas delegacias de polícia para melhorar o seu sistema de polícia: você pode abrir uma sede e adicionar módulos adicionais com o editor que adicionam novas funcionalidades. Queremos garantir que esses módulos tenham sentido, e signifiquem algo para o jogador, de modo que se você adicionar novas propriedades terá mais carros de polícia, e melhorará a cobertura policial. Que suas ações no editor tenham consequências no jogo é algo que levamos de Spore. ”

Não demora muito para começar a sentir o movimento na cidade, começar a perceber que há vida e um fluxo constante de pessoas que habitam as casas. Antes de nos vermos enterrados pelos problemas (algo não muito difícil: em um primeiro jogo, quase tudo é novo, e as coisas vão se acumulando) é útil observar as informações do jogo, no GlassBox Engine, que divide tudo o que precisamos saber sobre a nossa cidade e do terreno em que se está construindo. A clareza destes dados é impecável e parece ser muito inspirada em  infográficos; num ápice nos ajudar a saber como como está a cobertura dos os ônibus ou da polícia, mas também quais são os recursos em cada área ou o que são as áreas mais populosas de nossa cidade .

simcity

O GlassBox Engine nos permite aplicar todo tipo de informações para ter um maior controle sobre a nossa cidade.

Qualquer jogador acostumado aos SimCity anteriores e outros simuladores como o mesmo estilo não encontrará muitos obstáculos para começar a entender e rapidamente apreciará o jogo, graças aos dados e gráficos que acompanham seções da população e  economia, por exemplo, para iniciantes, também pode ser um salva-vidas de primeira, uma ajuda para ultrapassar a barreira de entrada. Completamente oposto a um jogo simples, mas felizmente, já percebeu que a complexidade não tem de estar em desacordo com a acessibilidade.

SimCity é longe de levar a mão do jogador em qualquer caso. É simples para iniciar uma cidade, lançando as bases para o que será a nossa futura metrópole, com o aumento da escala, no entanto, aumentar a demanda também sobe: é nesse momento, quando somos surpreendidos constantemente com dados de consulta, otimizando pequenos detalhes e visitando janelas com  informação diferentes para evitar que nossa cidade siga para o inferno é que vemos a profundidade real do jogo. “GlassBox Engine  é um editor bastante simples, mas poderoso o suficiente para uma série de regras importantes e linguagem simples para você possa começar a construir em cima dele. SimCity é construído com base em regras sob regras sob regras, ter esse forte ponto de partida leva a ter um jogo realmente sólido “, diz Haber.

Acrescenta-se a esta complexidade do sistema de jogo por regiões, tanto quando sozinho e quando a região é habitada por outros jogadores humanos. É evidente a cooperação entre as cidades em multiplayer, para compartilhar recursos e serviços, adiciona um novo nível ao jogo que transforma significativamente a experiência, essa coordenação é possível quando dependemos de outras pessoas, é ainda mais fácil de ver quando nós que controlamos várias cidades da mesma região. Mover-se de uma cidade para outra e a visão geral é tão simples como um clique, e da mesma forma que podemos estar em dia com os fluxos de tráfego, os trabalhadores e turistas entre nossas cidades, e também, muito interessante, podemos planejar regiões inteiras para que uma cidade seja orientada de forma residencial, outra para a indústria e outra para o turismo e outros mais. As possibilidades são muito grandes, o próprio Haber deixa claro: ” Estou muito animado sobre as coisas que as pessoas farão em suas regiões, porque acredito que as combinações que nunca temos pensado e se encontram”

Poderia não parar de falar sobre o SimCity, poderia fazer-lo durante horas, seguramente durante dias, mas acho que o melhor é, no entanto, somente oferecer um esboço e não adiantar demais antes do jogo ser lançado em março. Também acredito que preciso jogar mais, dezenas de horas a mais, construir dezenas de cidades e experimentar tudo o que oferecem as diferentes especializações e desafios online. Logo chegará.

Em qualquer caso, se você tem um PC e você gosta da simulação urbana, espaço ID reservando em seu disco rígido, provavelmente não vai querer perder SimCity.

[Tradução e Adaptação de Alala Sims se Copiar Credite!]

malika
Simmer desde criancinha, também moderadora voluntária da EA e AHQ Hero. Fã de gatos, séries de tv e livros de mulherzinha.