Entrevista com o Produtor do The Sims 4!

O site de notícias,gamasutra.com,entrevistou Ryan Vaughan, produtor do The Sims 4,sobre a inserção de emoções no novo jogo da franquia:

sims long

Você poderia explicar o que quer dizer em ter “emoções” no jogo?

Vaughan: Eu diria que é maior do que apenas emoções. Eu acho que o nosso foco nesta interação, são os sims em sí. Assim não temos apenas emoções novas, mas personalidades muito profundas.
Estamos desenvolvendo e criando conteudo nos ultimos anos,e notamos que a maneira como jogamos realmente mudou.Muitas pessoas da equipe de desenvolvimento que estão aqui desde o primeiro jogo,perceberam o aumento brusco em relação aos traços dos Sims,e estamos tentando traze-los á vida de uma forma diferente.
É algo que,sinceramente,fomos desafiados a fazer,porque é algo muito óbvio quando você entrar no jogo,mas tem sido bem interessante.
Então,como um exemplo concreto do que estamos construindo: Como fizemos no passado, eles têm características, mas elas estão muito mais poderosas agora,e uma das grandes mudanças é que temos toda uma nova categoria de interações que estão diretamente ligadas á essas características.
Então, Sims que tiverem traços particulares, irão ter interações exclusivas ,e com isso você pode combinar com o estado de emoção do seu Sim,criando varias possibilidades de interação com os outros Sims,nós realmente criamos uma nova maneira de jogar.
Assim,a personalidade do seu Sim,quem ele é,e como ele esta se sentindo esta totalmente ligada á como você joga,e como a historia irá se conduzir.
Nós sabemos que muitas pessoas que jogam o Game contam historias,então,reinventamos a profundidade das personalidades,que,francamente,nós não esperávamos tamanho salto,tem sido muito divertido.

Você estava dizendo que tem sido difícil descrever o que realmente vocês estavam fazendo com o The Sims 4,sem deixar as pessoas jogarem.Para ser honesto,eu assisti o video de anuncio,e eu não entendi cem por cento,o que vocês estão fazendo com as “emoções” que estão diferentes dos títulos anteriores.Quando vamos saber a real diferença?

Vaughan: A melhor maneira é mostrar paras as pessoas o game, mostrar o que esta acontecendo.Nós temos uma demo muito especial planejada para a E3,e é claro que estaremos lançando mais conteúdo nos próximos meses.
Mas,vou dar outro exemplo de como o sistema esta funcionando no game agora: Você tem dois Sims,um deles é preguiçoso,e o outro ama limpar as coisas.São dois traços no The Sims 4,certo?,agora você os coloca para limpar a cozinha.
Você consegue ver as expressões faciais,o Sim que ama limpar,esta ficando cada vez mais feliz,e isso vai mudar a maneira que ele anda,se movimenta,etc.E isso te proporcionará um leque de novas interações disponíveis para aquele Sim.
O outro Sim que é preguiçoso,esta ficando bravo e tenso,porque ele não gosta de limpar.O Sim esta sendo levado a um estado que ele esta se sentindo realmente muito nervoso.Agora você consegue ver a diferença de interações entre um e outro.

Então,você vai ser capaz de jogar como de costume,mas também será mais fácil experimentar diferentes tipos de situações ente os Sims?

Vaughan: Exatamente.E eu acho que é a chave para entender que podemos jogar de formas distintas e diferentes.
Nós temos pessoas que amam contar histórias,pessoas que tentam completar os desafios e chegar no topo das habilidades e das carreiras,pessoas que somente gostam de construir coisas.Existe uma variedade de maneiras de como jogar,e uma das coisas que eu realmente gosto dos nossos novos sims,quando tocamos no assunto de Personalidades & Emoções,é que não apenas fornecem maneiras novas para quem gosta de contar histórias,mas para as pessoas que gostam de se desafiar e tirar o maximo proveito do game.
Assim,se você pressionar um Sim a ficar realmente nervoso,talvez você queira levar ele até a academia,então ele pode canalizar essa raiva nos treinos.É como o jogador tem a habilidade de alavancar situações para conseguir diferentes coisas no jogo.

sims 1

Como você pode evoluir a questão da Inteligência Artificial,sem deixar de lado a questão do entretenimento?,não é um pouco arriscado?.

Vaughan: Eu quase tenho que discordar totalmente sobre isso – Eu acho que quanto maior o nível de realidade,maior o jogo se torna interativo.
Uma das coisas que eu vou adorar fazer,quando terminarmos o jogo,é as vezes somente sentar e ver as coisas acontecerem por sí só.Ir em vizinhanças e somente ver o que esta acontecendo.Estes Sims tem tanta personalidade agora,que é quase intrigante ir ao mundo deles e ver o que esta rolando por lá.Você vê Sims andando por aí com os ombros caídos,com as mãos no rosto, porque algo de terrivel deve ter acontecido com eles.Talvez eles se divorciaram ou entraram numa briga por causa de amor.
Talvez,um pouco mais á frente,você vê outro Sim,um pai brincando com o filho,curtindo o momento.A propósito,enquanto nós estavamos demonstrando a demo na E3,nós estavamos em um parque,e uma mulher em um vestido de noiva,estava andando atraves das arvores,completamente nervosa.Ela tinha os punhos cerrados e estava batendo os pés enquanto andava.Parece que ela foi deixada no altar.
Acho que quando os Sims se tornam mais profundos em relação a personalidade,isso os torna mais realisticos,e eu realmente acho que o game se torna mais interessante e curioso.

Fonte:Gamasutra

Tradução e Adaptação de Alala Sims! Se Copiar Credite!

malika
Simmer desde criancinha, também moderadora voluntária da EA e AHQ Hero. Fã de gatos, séries de tv e livros de mulherzinha.