The Sims 4 Sobrenatural – Review completo por Alala Sims

Análise completa da 18ª coleção de objetos do The Sims 4. Desde seus itens até os novos recursos de jogabilidade.

Sobrenatural é a 18ª coleção de objetos do The Sims 4, e foi a primeira DLC da franquia em 2021, sendo lançada mundialmente no dia 26/01 para PC/MacPlayStation 4 e Xbox One, custando R$39. Focada no paranormal, nossos Sims terão que se comunicar com os mortos, expurgar espectros indesejados e até mesmo trabalhar como caçador de fantasmas.

Desenvolvemos este review para você conhecer toda esta nova coleção de objetos, para que você saiba o que está adquirindo e ver se vale a pena o investimento.

Tópicos


Criar um Sim

Com o total de 37 novos itens, dentre eles novos penteados, acessórios, chapéus, sapatos e roupas, esta coleção de objetos traz roupas que lembram os anos 70, alguns jogadores comentaram que algumas vestimentas lembram os filmes em live-action de Scooby-Doo.

Há também 6 visuais de estilos, que são conjuntos pré-montados com roupas deste novo pacote:

 


Modo Construção

Com 39 novos objetos o Modo Construção desta coleção de objetos traz uma variedade de novos itens em sua maior parte decorativos, além de um objeto “premium”, que é a Mesa de Sessão Mediúnica.

Há também 2 cômodos prontos, que são cômodos pré-montados com objetos deste novo pacote:


Jogabilidade

‘Sobrenatural’ é uma coleção de objetos, mas seus recursos de jogabilidade chegaram forte ao jogo. Por ter “objetos” em seu título, não foram só eles que foram bem explorados, o paranormal está vivo no The Sims 4.

Casa Assombrada

Tudo começa quando no Modo Construção, nos escolhemos ‘Residencial – Casa Assombrada’ como o tipo de lote.

Residencial – Casa Assombrada
Tem alguma coisa… especial neste lugar. Embora morar em uma Casa Assombrada tenha alguns riscos adicionais, também existem recompensas! Mas esteja avisado, as coisas vão ficar esquisitas. Boa sorte!

As Casas Assombradas possuem algumas características que dão personalidade ao lote. Elas definem o que fará do lote tão sobrenatural, fazendo com que espectros surjam nos cômodos e ao redor da casa, objetos amaldiçoados e tesouros apareçam e até mesmo alguns visitantes fantasmagóricos.

Você pode estimular a presença do paranormal usando esses traços de lote: Amaldiçoado, Assombrado e Covil de Vampiros.

Assim que você abrir seu jogo, aparecerá um pop-up mostrando um lote pré-montado ideal para seus Sims que querem entrar numa aventura paranormal. Esta casa foi construída pela youtuber Doctor Ashley.

Lembrando que qualquer casa pode ser assombrada, não apenas esta recomendada pelo jogo.

Cada noite numa casa assombrada é importante para os Sims. Eles devem se atentar à tudo que está acontecendo em sua volta e resistir ao sobrenatural. Cuidar da serenidade espiritual do lote é a principal responsabilidade dos Sims, para que nada de ruim aconteça até o 7º dia, “Ela” pode aparecer.

Espectros

Os Espectros são esses pequenos fantasminhas. Eles se tornarão os melhores amigos do seu Sim numa Casa Assombrada, então já se acostume com esses rostinhos.

Mas nem tudo é o que parece! Os Espectros verdes serão as primeiras companhias que seus Sims terão. A cor dos espectros são definidas com base na serenidade espiritual do lote. Espectros verdes aparecem em lotes com serenidade alta, os azuis surgem quando o lote sofreu algumas perdas em sua serenidade espiritual, e os vermelhos… bem, você já deve imaginar, eles aparecem quando a serenidade do lote está péssima.

Os Sims podem interagir com os Espectros para Tentar Estabelecer Comunicação, Apresentar Oferenda (Os Espectros só gostam de objetos feitos à mão e com amor), Observá-lo e Oferecer Alma.

Já os bebês, além de poder observá-los, podem também Balbuciar para os Espectros.

Alguns Espectros podem espalhar alguns itens pela casa, podendo estes item serem amaldiçoados ou benéficos. Se por acaso surgirem itens amaldiçoados em sua casa, trate de removê-los. Se os Sims tiverem muito assustados, eles terão que se acalmar antes de remover os objetos amaldiçoados ou limpar os símbolos misteriosos no chão da casa.

Espectros não são apenas malignos, alguns deles podem encher o Sim de partículas espectrais. Elas causam nenhum efeito diferente no Sim além deste brilho em seu redor.

Sessão Mediúnica

Os Sims podem realizar Sessões Mediúnicas sozinhos ou em grupo (Nível 2), para: Sentir a Volatilidade Espiritual (sentir o quanto do lote atual está assombrado), Comunicar-se com os Desencarnados, Invocar Ossilda (Nível 3), Invocar os Mortos (Nível 3) e Realizar Cerimônia.

Estas interações estão todas ligadas à nova habilidade de Médium. Em seu último nível, além destas interações acima, os Sims podem realizar um Ritual Macabro.

Este ritual pode transformar os Sims em fantasmas e transformá-los também na Ossilda.

Realizar Cerimônia deixará a casa um pouco menos assombrada, mas ela consumirá da energia dos Sims. Quando bem sucedidas, as cerimônias tornam o lote menos assombroso e deixa o Sim mais tranquilo.

Se a cerimônia for interrompida de qualquer forma, a serenidade espiritual da casa diminuirá, fazendo com que a probabilidade de surgir Espectros malvados e objetos amaldiçoados aumentem.

Presença Fantasmagórica

Ao Sentir a Volatilidade Espiritual os Sims detectam as presenças paranormais no lote atual. Dependendo da serenidade espiritual da casa, as notícias podem ser boas ou ruins, tudo depende da forma com que seus Sims realizam suas cerimônias e de sua relação com os Espectros.

Caso haja Espectros com más intenções e objetos amaldiçoados tomem conta da casa. Os Sims podem realizar cerimônias para diminuir a presença desses seres.

Ao Comunicar-se com os Desencarnados os Sims podem entrar em contato com aqueles que já se foram.




Ossilda

Falando nela. A empregada uma empregada esquelética está de volta. Para quem não a conhece, Ossilda teve sua primeira aparição na expansão Num Passe de Mágica do The Sims 1, seguida da expansão Sobrenatural do The Sims 3.

Diferente das franquias anteriores, a Ossilda não vive num caixão. Nesta coleção de objetos ela é invocada através de Mesa de Sessão Mediúnica. Os Sims precisam ter nível 3 na habilidade de Médium para conseguir invocá-la.

A Ossilda deve ajudar os Sims em todas as tarefas domésticas, desde secar poças d’água, cozinhar até concertar eletrodomésticos que pararam de funcionar. Ela é um osso para toda obra!

 

Guinho, o Fantasminha Camarada

Claude René Duplantier Guinho é um fantasma daora. Diferente dos Espectros, o Guinho é um fantasma que ajuda os Sims a se livrarem do mal que assombra os lotes assombrados.

Guinho foi um Investigador Paranormal que morreu antes da hora, mas ele está de volta e ajudará os Sims a expurgar estes fantasmas malignos.

Guinho deve aparecer assim que a serenidade do lote assombrado estiver caindo. Mas caso queira invocá-lo, basta comprar um de seus quadros no Modo Construção, colocar algum sim para ‘Ver’ o quadro por algumas vezes e por fim, ‘Contemplar’. Feito isso, Guinho deve aparecer em breve.

O fantasminha camarada é como uma enciclopédia ambulante. Ele serve como um livro para quem procura respostas. Isso não é um anúncio da Boneca Baby Alive que possui 43 falas, Guinho tem contato com o sobrenatural e ele responde perguntas deste meio.

Interações com Guinho, o Fantasma

Quem é você?

Cláudio René Duplantier Guinho, mas você pode me chamar de Guinho! Sou especialista em coisas paranormais e nunca vou deixar de ajudar alguém em necessidade! Estive perseguindo o desconhecido por toda a minha vida e também no além-túmulo.
Se precisar de ajuda, é só falar comigo!

Algum conselho sobre morar aqui?

Ora, aproveite!
Colecione pilhagens de Espectros! Compre itens da Loja de Recompensas! Pisoteie algumas bonecas! E se precisar gritar até explodir de vez em quando, fique à vontade!
A adversidade faz parte da vida, aproveite tudo!

Como faço para sentir menos medo?

Ter medo é perfeitamente natural, acontece com todos nós!
Mas se você não está conseguindo controlar seus medos, recomendo enfaticamente que obtenha algumas Velas Sagradas. Ficar perto delas acalma a sua alma e espanta todo tipo de sentimentos ruins. Coloque-as na casa inteira, se precisar. Elas nunca são demais, na minha opinião!
Você pode fabricá-las com a Cera de Espectro que ganhar de presente dos Espectros, ou comprar as Velas Sagradas diretamente na Loja de Recompensas!

O que são os Espectros?

Quem sabe? Talvez sejam a manifestação dos sonhos e ambições perdidas da humanidade? Ou talvez eu esteja imaginando coisas.
O que seu sei é que eles adoram presentes! Se você os deixar felizes, eles vão conceder alguma coisa útil e elogiar você para as outras entidades da casa!

Posso deixar este lugar menos… assombroso?

É claro! O estado de uma Casa Assombrada se deteriora com o tempo, você é que precisa controlar as assombrações.
Realizar Cerimônias na Mesa de Sessão Mediúnica é uma ótima forma de saciar as entidades da casa, além de acalmar quaisquer Espectros errantes que você encontrar.
Se estiver em dúvida sobre o estado atual da Casa Assombrada, use a Sessão Mediúnica para sentir a Volatilidade Espiritual.

Porque você está aqui?

Pois bem, se isto ainda não ficou evidente, eu sou um fantasma! E os fantasmas precisam assombrar algum lugar!
Se eu puder ficar aqui por enquanto, ajudarei você com os outros acontecimentos sobrenaturais. Você me ajuda, eu te ajudo. Que tal?
Mas se você já enjoou do bom e velho Guinho, pode me impedir de aparecer usando aquela estátua estranha da Mão, que talvez já tenha visto. Eu não vou reclamar e nem fazer perguntas. Eu sou do bem, vou entender se você precisar de um pouco de espaço!

O que é Investigador Paranormal?

Buscadores do desconhecido! Eu mesmo já fui um, em outra vida. Sempre me interessei por coisas que fazem barulhos à noite!
Existe até uma organização que recruta Investigadores Paranormais devidamente certificados!
Se puder provar suas habilidades de Médium espiritual para mim, talvez eu possa certificar você…

O que são todos estes objetos assustadores?

Olha, é melhor ficar longe a qualquer preço, estas coisas são MUITO amaldiçoadas. Para a sua alma, ficar perto delas é como o som de unhas arranhando um quadro negro.
Preste sempre muita atenção para se livrar delas assim que aparecerem, porque NÃO são amigáveis.

Estou aterrorizado! Socorro!

Epa! Eu posso ver isto! Certifique-se de ficar perto de uma Vela Sagrada para se acalmar!
Aqui, pegue esta Cera de Espectro. Você pode usá-la para criar Velas Sagradas!
E nem precisa ser um daqueles hipsters de Evergreen Harbor para criá-las. Experimente!

Eu acho que vendi minha alma (o Sim precisa ter oferecido sua alma à um Espectro)

Você fez o QUÊ?! Primeiro de tudo, como? Segundo, por quê? Na verdade, deixa pra lá, eu não preciso saber de todos os detalhes.
Felizmente, eu acho que tenho a solução. Tente, hã… absorver um destes. Isto deve substituir o que você arrancou e talvez até alivie aquela ardência do arrependimento.
Tome mais cuidado com o que faz com a sua alma na próxima vez, ok?

Você quer… tomar uma bebida? (o Sim precisa estar paquerador)

Para ser honesto, tudo perdeu o gosto desde que eu, infelizmente, morri. Mas experimente isto aqui!
Chama-se Tônico Espectral! Parece que é feito de… bom, é melhor não pensar muito nisto. Apenas experimente!

Eu não consigo um bom momento para comer! (o Sim precisa estar com fome)

Não se preocupe! Coma este Ectobolo! Dizem que é muito gostoso!
Gerenciar suas necessidades de mortal pode ser difícil em uma Casa Assombrada. Felizmente, comer um destes vai satisfazer você por um bom tempo!
Além do mais, ele tem esta carinha fofa… é adorável!

Eu não consigo dormir à noite! (o Sim precisa estar cansado)

Ok, NÃO SE MEXA
Pronto! Já está sentindo mais… ANIMAÇÃO? Aha! É claro que sim!
Só um pouquinho de agitação fantasmagórica, perfeitamente inofensiva. Mas talvez seja bom você tomar uma ducha depois.

Alguém horrível apareceu! Socorro! (“Ela” precisa ter aparecido)

Sim, nós nos conhecemos há muito tempo, é… complicado. Mas ela certamente é um problema.
Aqui, tente colocar um destes ídolos no chão. Ela odeia estas coisas. Convenientemente, elas a odeiam também!

Se isto não funcionar, use suas habilidades de Médium para invocar a Ossilda! Ela é mestra em artes marciais espirituais e ficará feliz em ajudar.

Quando os Sims passarem do 7º dia numa casa assombrada, Guinho dará como recompensa, seu paletó para os Sims usarem quando quiser.

Ela!

A 7ª noite numa casa assombrada costuma ser uma das piores fazes dos Sims, principalmente daqueles que odeiam criaturas sobrenaturais.

“Ela” não é a Planta-Mãe do pacote de jogo ‘StrangerVille’, mas veio para atrapalhar muito na vida dos Sims. Como se não bastasse os Espectros rondando a casa e entrando nos cômodos, os objetos amaldiçoados surgindo em todos os corredores, “Ela” resolve aparecer para tirar de vez a paz dos Sims.

“Ela” surge no 7º dia em que os Sims passam numa casa assombrada, assim que a serenidade espiritual do lote vira um caos. Assim que ela chega à casa, vários Espectros malignos surgem junto à ela e tacam, literalmente, o terror em todo o lote.

Os Espectros quebram objetos, incomodam os Sims e “Ela” também participa de toda esta destruição.

Para nossa sorte, a Ossilda está de volta, e basta algum Sim Invocar Ossilda Rapidamente que ela mete a porrada nessa %4&4$70#@!

Se não der tempo de chamar a Ossilda, você pode interagir com o Guinho dizendo que “Alguém horrível apareceu! Socorro!“, e ele dará à seu Sim um Ídolo Bizarro:


Habilidade

Há apenas uma nova habilidade nesta coleção de objetos, que permite que nossos Sims se comuniquem com os mortos e iniciem sua jornada ao sobrenatural. A habilidade de Médium possui 5 níveis e a cada progresso os Sims recebem novas interações na ‘Mesa de Sessão Mediúnica’.

Essas são todas as interações disponíveis na ‘Mesa de Sessão Mediúnica’. Algumas dessas interações são desbloqueadas apenas quando os Sims alcançam certo nível na habilidade de Médium.

Níveis da Habilidade de Médium





 


Carreira

A nova carreira de Investigador Paranormal fará dos Sims caçadores de fantasmas/objetos amaldiçoados. Esta carreira é autônoma, mas 100% ativa. Basta abrir o celular do Sim, ir na aba com o ícone de uma maleta e em seguida “Procurar Emprego”, o mesmo pode ser feito acessando um computador.

Ao entrar na carreira de Autônomo, você deve abrir a aba de Carreira (J) na parte inferior direita, e selecionar a opção de escolher uma agência. Dente elas terá a seguinte opção:

Se seu Sim não tiver uma Licença de Investigação Paranormal, a agência estará indisponível para ele, e aparecerá o seguinte erro:

Esta Agência requer uma Licença de Investigação Paranormal para participar. Fale com o Guinho, em um lote residencial de Casa Assombrada, para saber mais. Além disto, você também pode comprar a licença na Loja de Recompensas.

Há duas formas de conseguir esta licença. Se seu Sim tiver nível máximo(5) na habilidade de Médium, ele pode pedir ao Guinho para trabalhar com Investigações Paranormais:

Esta interação só estará disponível quando seu Sim entrar na carreira de autônomo e estiver com nível máximo na habilidade de Médium.

Outra opção é comprar uma Licença de Investigador Paranormal na Loja de Recompensas. A licença é cara, mas também é uma opção.

Assim que a licença for concebida, basta ir na aba de Carreira(J) e “Procurar Trabalho”.


Há três tipos disponíveis de trabalhos como Investigador Paranormal, sendo um deles para Iniciantes, para Adeptos e Especialistas. Conforme a dificuldade vai aumentando, melhor o salário que o Sim receberá.

Atualizando…


Cheats

Em breve…


Por ser uma coleção de *objetos*, não era de se esperar muitas novidades na parte da jogabilidade, mas pelo contrário, a jogabilidade deste pacote leva o título de “coleção de objetos” à outro patamar da franquia.

Se mais explorado, esta coleção de objetos poderia virar até mesmo

pedrinhosr
Te faço rir (as vezes) no twitter do Alala Sims. Jogador "quase" profissional de The Sims e muito fã de super-heróis. Filmes/séries de ficção científica e animação são meu ponto fraco. Minha maturidade não condiz muito com o que parece.